DORMIR DE BARRIGA PRA CIMA OU DE LADO ?

Durante muitos anos nós pediatras repassamos para as mães a recomendação de que a posição de lado era melhor para o bebê dormir,pois diminuiria o risco do bebê engasgar com o próprio vômito. Porém uma campanha lançada pela Pastoral da Criança diz que colocar o bebê para dormir de barriga para cima diminui em 70% a morte súbita no bebê. Esta orientação vem ganhando apoio no Brasil há cerca de 4 anos.


Muitos afirmam que dormir na posição de lado ainda é melhor em alguns casos, como, por exemplo, os bebês que tenham refluxo gastroesofágico. Além de dormir lateralmente, o berço deve estar inclinado entre 15 e 30° na parte do tronco e posição lateral. Essa posição tende a esvaziar mais rapidamente e eficazmente o estômago do bebê, evitando a regurgitação e sufocação. A posição lateral deve ser bem posicionada para que o bebê não vire para a posição bruços, essa posição, sim, tem maiores risco de sufocação e asfixia.


Outro argumento dos pediatras que não concordam com a posição de barriga para cima, justificando que a causa da morte súbita é desconhecida, sendo assim precipitado afirmar que apenas mudando a posição do bebê dormir fará tanta diferença. E na prática médica é muito mais comum o pediatra se deparar com bebês regurgitando e vomitando após deitarem .


 Quem defende a posição de barriga para cima ressalta que é preferível o bebê estar sujeito a sofrer engasgamento do que correr risco de morte, argumentando que ao engasgar, o bebê tem o reflexo da tosse, que logo chama a atenção dos pais. Já inalando um ar rico em gás carbônico, o bebê está sujeito a morrer “silenciosamente”.
Como podem ver o assunto ainda é cercado de controvérsias.
A Sociedade Brasileira de Pediatria apóia a campanha da Pastoral.


Converse então com seu pediatra para que cheguem a uma conclusão do que é mais seguro para seu filho.



Conheça as dicas para prevenir a morte súbita: